<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38628909\x26blogName\x3dGothLinox+%C3%A0+procura+de+Liberdade\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://my-new-freedom.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3den_US\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://my-new-freedom.blogspot.com/\x26vt\x3d8511480543607316936', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Monday, February 26, 2007

Preconceitos e Intolerância

Volto a falar nisto porque as pessoas no geral, continuam agarradas à sua maneira de pensar e são incapazes de abrir horizontes e aceitar a diferença dos outros como uma manifestação saudável da diferença do ser humano.
Não há qualquer problema em não se concordar com a maneira de ser ou pensamento de outra pessoa, isso é normal.
O problema é quando impomos a nossa maneira de ser noutra pessoa, ou condicionamos o seu comportamento e vontade, com base nas nossas ideias e forma de pensamento. Mas sobretudo quando forçamos que alguém faça algo só porque nós achamos que só assim é que é correcto fazer.

Do dicionário:
Preconceito - Substantivo masculino
1. opinião (favorável ou desfavorável) formada antecipadamente, sem fundamento sério ou análise crítica;
2. julgamento desfavorável formado sem razão objectiva;
3. sentimento hostil motivado por hábitos de julgamento ou generalizações apressadas; intolerância; (De pre-+conceito)

Como podemos julgar alguém que não conhecemos? Como podemos dizer que gostamos ou odiamos alguém que não conhecemos? Podem pensar que é uma estupidez estar a escrever esta verdade de La Palise, mas é verdade, existem pessoas assim. Que já fizeram os seus juízos de valor e já formam as suas opiniões sem:
1. ouvir todas as partes;
2. colocar de parte a sua própria maneira de pensar e ser, quando deviam ser objectivos;
3. formaram as suas opiniões não com base naquilo que as partes querem, mas naquilo que querem que as partes façam. E isto é impor a sua vontade nessas pessoas.

Eu não compreendo porque é que as pessoas são assim, será que não pensam? Que andam a fazer nesta vida? Vegetam? Não têm cabeça para pensar? Por mais difícil que seja, eu também muitas vezes não concordo com a atitude de outras pessoas, mas não faço juízos de valor. Posso não concordar e nem aceitar, mas quem sou eu para criticar ou impor os meus pensamentos nelas?
Se cada um de nós foi dotado de um cérebro para pensar, então que o utilize a bem da humanidade e não façam juízos de valor apressados. E aqui recorro de novo ao dicionário:

Intolerância - substantivo feminino
1. falta de tolerância;
2. recusa da liberdade de opinião ou crença;
3. tendência a não aceitar as diferenças de opinião, crença ou conduta; intransigência; (Do lat. intolerantìa-, «insolência»)

Então digam-me lá se o preconceito e a intolerância não andam de mãos dadas? Muitas vezes pessoas ditas "tementes a Deus", que se acham moralmente superiores têm estes comportamentos e maneiras de pensar. Eu acho que o que demonstra realmente é a sua própria insegurança e receio do desconhecido e só podemos é ter compreensão para com essas pessoas, que infelizmente ainda não são capazes de aceitar a diferença como algo bom e mutador do status quo. Mas sobretudo aceitar a diferença como característica(s) da diferença de personalidade e diferenciador de todos nós.

Imaginem se todos gostasse-mos do mesmo, o mundo seria tão enfadonho.....

Postado por GothLinox às 11:08 AM

Comentários: Post a Comment





Meu Perfil

Nome: Goth
Apelido: Linox
Idade: 35
Altura: 1, 84
Cidade: Lisboa


Posts Recentes


Meus Links

:: ---
:: ---


Visitantes