<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38628909\x26blogName\x3dGothLinox+%C3%A0+procura+de+Liberdade\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://my-new-freedom.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3den_US\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://my-new-freedom.blogspot.com/\x26vt\x3d8511480543607316936', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Friday, February 09, 2007

Reflexões

Por vezes penso que podem pensar que tudo o que escrevo neste blog aconteceu comigo. Em algumas das situações isso não é verdade.
É claro que passei algumas, senão não estaria aqui a escrever. Mas muito do que escrevo, é com base em pensamentos e livros que vou lendo, de situações que observo de amigos e colegas. De situações que leio no jornal, vejo na televisão e vejo na rua. Gosto de observar as pessoas e os seus comportamentos, depois transporto para o meu pensamento e escrevo aquilo que me vem à cabeça, à luz do meu entendimento que tenho sobre a vida e as relações.

Acredito que possam pensar algo do género: "Xi este passou um verdadeiro inferno, coitado...." Pois este pensamento está muito, mas mesmo muito longe da verdade. Como em todas as relações, existem momentos bons e maus. Eu posso dizer sem qualquer dúvida que vivi mais bons momentos que maus. Como todos nós, também vivi momentos que guardo num local muito especial no meu pensamento e no meu coração, vivi momentos únicos e singulares em que me sinto um grande felizardo em os ter vivido.
Não pensem que a outra pessoa me fez a vida num inferno, isso seria uma injustiça terrível e uma mentira. Essa pessoa tem e terá sempre um lugar único no meu pensamento e coração. Por variadissimas razões, tem esse lugar e terá sempre esse lugar cativo. Não quis nem quero que surja dentro de mim qualquer sentimento menos nobre relativamente a esta pessoa, reconheço que lhe devo muito do que sou agora. Se não tivesse vivido o que vivi, jamais seria o que sou. E é a ela que lhe devo isso.

Quando as coisas não correm bem, acho que é entendimento geral que a culpa, se é que se pode chamar de culpa, pertence aos dois. Isso é verdade na grande maioria das situações. Mas na minha situação foi um pouco diferente, fruto de situações pessoais, tive de tomar decisões e agir. O que fiz foi uma decisão minha e só minha, decidi agir e aceitar pagar o preço por ela. Ou seja, assumir as responsabilidades da minha decisão. É claro que muita coisa pesou nessa decisão, mas também sei que um grande peso derivou de questões e problemas dentro de mim. Eu sempre tive a possibilidade de escolher, concerteza que cometi os meus erros, quem não os comete... Que fiz escolhas que a maioria das pessoas não concorda, mas isso faz parte do livre arbítrio do ser humano, mas há que assumir as responsabilidades das decisões que se tomam, sejam elas boas ou más.
Em conversas com amigos, todos me perguntam se a razão de ter decidido desta ou daquela forma, teve haver ou não com uma terceira pessoa à parte do casal? No inicio isso deixava-me chateado, mas agora compreendo. É bastante mais fácil compreender quando uma relação termina por causas de infidelidade, mas extremamente difícil de explicar quando simplesmente se diz que não se é feliz e que se quer terminar para procurar essa felicidade e porque os sentimentos para com essa pessoa mudaram. Isto sobretudo quando se tem tudo para que se seja feliz, como é o caso de se ter uma relação, casa, vida organizada, sem problemas financeiros, etc... É tão difícil compreender que, se se tem tudo porque é que não se é feliz? Eu confronto-me todos os dias com essa pergunta. A resposta não é simples nem directa. Mas era o que sentia e seria ainda mais injusto e desonesto se privasse igualmente a outra pessoa da felicidade que tanto merece. Podem também pensar que uma decisão dessas é ser egoísta, mas por vezes temos de pensar em nós. Se nós não estivermos bem, os outros à nossa volta também não estarão bem. Agora, também temos de ter a consciência tranquila de que se tentou tudo para superar o problema. Eu penso que tentei o que podia, ou melhor o que conseguia ou queria. Acho que podia ter feito mais, mas aqui vou ter de viver com os meus fantasmas e com os meus erros. Assumo isso! Mas dentro de mim já não tinha a força de vontade e energia que eram necessárias para tal. Provávelmente baixei os braços cedo de mais, nunca o saberei e vou ter de viver com essa dúvida o resto da minha vida.

Por vezes podem também pensar porque escrevo em blog?, a minha resposta é, porque não?
Talvez devido a alguma impessoalidade, utilizo a escrita como forma de pensamento sobre o mundo que me rodeia, sobre aquilo que vejo, penso e sinto, partilhando com todos e com ninguém, é uma forma de exteriorizar o que penso e pôr-me a pensar mais a fundo nas situações descritas.

Relativamente ao último post, posso desde já dizer que não se passou comigo. Felizmente que as coisas não correram daquela forma, mas passou-se com pessoas que conheço. E um dos objectivos que tenho com o blog, é partilhar alguma da experiência de vida de passei e ajudar outros a não cometer os mesmos erros.
Mas acima de tudo o que escrevo é o que se chama de "food for thought", ou seja coisas para pôr as pessoas a pensarem, reflectirem e abanar um pouco com algumas ideias pré-concebidas que possam existir. Escusado será dizer que algumas coisas que escrevo não concordo com elas, mas serve para espicaçar o intelecto e pôr as pessoas a falar sobre elas.

Acima de tudo, não vejam o que escrevo como uma transcrição de coisas que se passaram na minha vida, mas tão somente a materialização de pensamentos através da escrita como uma forma de catarse e exorcização de dúvidas, receios e fantasmas. E uma forma de eu pensar o que quero para a minha vida e uma forma de procurar o(s) caminho(s) da vida que quero percorrer e escolher.

Por isso, julgo que esta fase de pensar e repensar sobre as relações é importante mas não é tudo na vida. Até porque se quero continuar com a minha vida, não posso andar a pisar a repisar certos assuntos e questões. Por isso vou aumentar o âmbito deste blog e materializar aquilo que o nome dele reflecte. Ou seja vou passar a falar de coisas que me dão enorme prazer e gosto, como é o caso do mergulho. Sou mergulhador e faço mergulho regularmente. Espero aqui dar conta dos meus mergulhos e incluir fotos dos mesmos.
Como aperitivo, deixo-vos aqui umas fotos de mergulho ao navio River Gurara junto ao Cabo Espichel. Eu tirei as minhas fotos, mas ainda não estão reveladas.

Sejam felizes e lutem sempre pela vossa felicidade, tenham ela a forma que tiver.






Postado por GothLinox às 9:36 AM

Comentários: Post a Comment





Meu Perfil

Nome: Goth
Apelido: Linox
Idade: 35
Altura: 1, 84
Cidade: Lisboa


Posts Recentes


Meus Links

:: ---
:: ---


Visitantes