<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38628909\x26blogName\x3dGothLinox+%C3%A0+procura+de+Liberdade\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://my-new-freedom.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3den_US\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://my-new-freedom.blogspot.com/\x26vt\x3d8511480543607316936', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Tuesday, January 23, 2007

Incerteza e desconhecido

O ser humano tem pavor da incerteza e do desconhecido. Esta é a sua natureza e é assim que somos, mas superar estes sentimentos numa determinada relação é o que nos faz crescer e tornarmo-nos melhores pessoas.
Quando estamos uma encruzilhada da vida e temos de escolher, de optar por um dos caminhos, somos sempre assaltados se esta ou aquela opção é a mais correcta. É sempre uma escolha difícil pois implica superar medos, receios e fantasmas. Mas se e quando escolhermos com certeza que iremos nos sentir muito melhor. Mas durante esse período de tomada de decisão, vivemos constantemente na dúvida se esse é realmente a melhor escolha. E acho que se essa escolha é feita em verdadeira consciência então será a escolha mais certa, pois mais dolorosa e difícil que seja. O problema está na incerteza, ou seja muitas das vezes não conseguimos verdadeiramente fechar a porta da qual saímos, para que quando abrirmos a nova porta da vida a possamos apreciar e vivê-la verdadeiramente. A tendência é sempre agarrar o passado como uma tábua de salvação e é extremamente difícil fazer aquilo a que se chama o "salto de fé", ou seja saltar para o desconhecido pois não sabemos onde iremos colocar os pés. Mas se o fizermos, além de termos conseguido superar medos e receios, certamente iremos apreciar muito mais o que a vida nos tem para oferecer.
É claro que nem sempre fazemos as escolhas mais correctas, mas se as escolhas forem feitas de acordo com a nossa consciência, então é meio caminho andado. Pois viveremos de consciência tranquila e poderemos andar de queixo levantado sabendo que fizemos o melhor que soubemos e que tomamos as decisões com base naquilo em que estávamos a viver nesse momento.
Esta atitude de "salto de fé" aplica-se tanto nas relações pessoais, como profissionais como no quotidiano, temos de aprender a largar o passado para encarar o que a vida tem de melhor para nos oferecer. É difícil? Sem dúvida, mas se o fizermos as recompensas daí decorrentes serão muito superiores do que viver esses novos momentos agarrados a um passado que já passou. Acho que temos de procurar a felicidade onde ela estiver e viver em tristeza, sofrimento, dor e infelicidade não é viver. Muitas vezes para conseguirmos essa felicidade temos de romper com dogmas, incertezas, medos, receios, dor, sofrimento e infelicidade, temos de passar por tudo isto para ficarmos bem. Mas se tivermos de passar por tudo isto, para sermos felizes, então valerá sempre a pena as provações pelas quais passamos.
Só nós mesmos é que podemos dar valor a este processo evolutivo, é uma ilusão acreditar que quem está à nossa volta compreende isto e aceita, falo de família, amigos, namoradas, mulheres e companheiras. A incompreensão aqui gerada muitas vezes impede-nos de tomar as decisões que queremos e que sabemos dentro de nós serem as mais correctas e acertadas, mas temos duas coisas que nos destinguem dos mamíferos, uma é o livre arbítrio e a outra é a força de vontade que muitas vezes surge quando até pensávamos que não a tínhamos.

Espero que encontrem aquilo que procuram e sobretudo que lutem por aquilo que querem.

Postado por GothLinox às 9:17 AM

Comentários:
Sem o passado jamais conseguiremos chegar ao futuro.
Precisamos dele para evoluir, precisamos dele para compreender e fazer essas escolhas.
Todos os dias a nossa mente supera provas por vezes jamais calculáveis de um dia poder enfrentar.
Mudar ou ficar?!
O ser humano tem medo de mudar,tem medo de tudo o que é desconhecido, mas esse medo faz falta para pararmos e pensarmos qual o caminho a seguir.
 
Post a Comment





Meu Perfil

Nome: Goth
Apelido: Linox
Idade: 35
Altura: 1, 84
Cidade: Lisboa


Posts Recentes


Meus Links

:: ---
:: ---


Visitantes